quinta-feira, 10 de junho de 2010

Coxinha! Qual é o mistério dela??

Quem se manifesta para explicar de onde surgiu essa iguária?!?!??!
Pois bem, eu como uma total apreciadora desse quitute, fui além para tentar descobrir alguma coisa. Confesso a vocês que perdi noção do tempo atras da historia da coxinha!
Entre algumas historias achei a que dizer ser a mais verdadeira e vou fazer um resuminho para vocês, é claro que estarei aberta para receber outras historias se alguem tiver é so mandar!
Pois bem quem diria que a nossa famosa coxinha foi criada aqui pertinho em Limeira no interior de São Paulo, mais precisamente na fazenda MORRO AZUL o ano não se sabe ao certo, oque se sabe é que Princesa Isabel e Conde D'Eu tinham um filho cujo nome também é desconhecido, que era criado em Limeira na fazenda longe da corte Real, porque sofria de uma doença mental, o menino tinha dificuldades para se alimentar, so comia oq ele gostava, assim para a dor de cabeça das cozinheiras da fazenda, que viviam inventando algo novo para ele, certo dia uma criada o fez um prato de coxas de galinha cozida, para a surpresa de todos o menino se deliciou e apartir dai so comia coxas e mais nada.
Belo dia as cozinheiras perceberam que as "coxas" estavam em falta, e ja imaginando a gritaria do menino, colocaram a mente para funcionar(abençoada aquela que teve a gênial ideia) de pegar as outras partes do frango cozinhar ate virar uma "papa" e embrulhar em uma mistura de agua, farinha de trigo e temperos da época, até virar uma bola e ai sim fazer um formato de coxa de galinha... Quando servido ao menino, a questão estava resolvida ele gostou tanto que a tal coxinha-falsa passou a ser cardapio na fazenda.Então vocÊs me perguntam! ta mais e ai? como iso se espalhou?
Eu respondo, em agosto de 1876 chegava a Limeira para uma visita Real o Imperador Dom Pedro e a Imperatriz Teresa Cristina muito curiosa com os hábitos do menino estranho a Imperatriz quer saber oq ele comia o dia todo, servido a ela a tal "coxinha" ela de imediato ordenou que seu cozinheiro real aprendesse tal receita e levasse para ser servida nas festas e banquetes da Realeza.
Não foi encontrado dados que comprovam quando realmente a coxinha passou a circular entre nós!
O que se sabe é isso, estranho neh!? ate dificil de acreditar mais quem somos nós para discutirmos a historia! rs








Amo coxinhas, sempre que entro em algum lugar tenho que prova-lá, comi coxinhas maravilhosas como a da "ofner" hummm...
Já testei inumeras receitas na minha cozinha, mais ainda não achei aquela receita que me deixa-se com agua na boca, peço encarecidamente que se vocês conheçam receitas boas dividam comigo, pois ainda não desisti.
Obrigado por mais esse momento, espero que tenham gostado!
Beijos carinhosos para todos!












Um comentário:

  1. Olá Geisy. Menina, vc sabe que eu também adooooro coxinha? É meu salgadinho predileto. Não tenho receitas mas se achar alguma mando pra você.

    Ah, seu blog tá lindinho viu? Já o sigo.

    Bjs!

    ResponderExcluir

Mais Informações

BlogBlogs.Com.Br